segunda-feira, 11 de abril de 2016

Comercio em Campinas cai 3,7% no primeiro trimestre de 2016

Crise faz consumidor fugir de compras parceladas


A crise financeira tem mudado o comportamento do consumidor campineiro neste início de 2016. Com menos dinheiro no bolso ou receoso de que seu salário não vai ser suficiente para fechar o mês, o consumo tem sido fortemente impactado, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (11) pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). As vendas no varejo caíram 3,7% no primeiro trimestre – comparado ao mesmo período do ano passado, atingindo uma arrecadação nos caixas de R$ R$ 2.958,9 bilhões.

Em março, a queda foi ainda mais acentuada, o que puxou o índice trimestral para baixo. No mês passado, o varejo registrou um recuo de 5,56% no volume de vendas, comparado ao mesmo mês de 2016. Por setor, o de alimento e bebidas teve atuação positiva de 2,10%; vestuário e calçados cresceram 1,80%; e eletroeletrônicos uma expansão de 0,85%.

Além de comprar menos, o consumidor também está mais cauteloso, fugindo de parcelamentos, pagando as compras no ato. A queda de vendas a prazo foi de 13,78%, contra um crescimento de 6,10% nas vendas a vista, o que indica que o consumidor está adquirindo, estritamente “o necessário” com o seu “fluxo de caixa”, fugindo das compras a prazo, nas aquisições mais supérfluas.


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