Crise faz consumidor fugir de compras parceladas
A
crise financeira tem mudado o comportamento do consumidor campineiro neste
início de 2016. Com menos dinheiro no bolso ou receoso de que seu salário não
vai ser suficiente para fechar o mês, o consumo tem sido fortemente impactado,
de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (11) pela Associação
Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). As vendas no varejo caíram 3,7% no
primeiro trimestre – comparado ao mesmo período do ano passado, atingindo uma
arrecadação nos caixas de R$ R$ 2.958,9 bilhões.
Em
março, a queda foi ainda mais acentuada, o que puxou o índice trimestral para
baixo. No mês passado, o varejo registrou um recuo de 5,56% no
volume de vendas, comparado
ao mesmo mês de 2016. Por
setor, o de
alimento e bebidas teve
atuação positiva de 2,10%; vestuário e calçados cresceram 1,80%; e
eletroeletrônicos uma expansão de
0,85%.
Além de comprar menos, o consumidor
também está mais cauteloso, fugindo de parcelamentos, pagando as compras no
ato. A queda de vendas a prazo foi de 13,78%, contra um crescimento de 6,10%
nas vendas a vista, o que indica que o consumidor está adquirindo, estritamente
“o necessário” com o seu “fluxo de caixa”, fugindo das compras a prazo, nas
aquisições mais supérfluas.
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