terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Valorização de imóvel em Campinas foi o terceira maior do País em 2014



Mas quando a comparação é feita pelo valor do m2, Campinas fica apenas na 12ª posição


A compra de imóveis – novos ou usados – em Campinas ainda continua sendo uma grande fonte de rendimento para investidores e famílias que adquirem casa ou apartamento. Em 2014, os imóveis na cidade registraram uma valorização de 10,68%, índice superior à inflação acumulada nos doze meses do ano, que foi de 6,4% - projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Boletim Focus do Banco Central. O crescimento foi o terceiro maior do Brasil, atrás apenas de Goiânia (12,72%)e Vitória (11,79%). Os dados são do índice FipeZap, que acompanha o comportamento do mercado imobiliário de 20 cidades brasileiras, divulgados nesta terça-feira (06).

O levantamento também mostra também que, quem imagina que os valores de Campinas já atingiram sua máxima, está enganado. Quando apurado o valor do m2 do mês de dezembro, os imóveis em Campinas ficaram em R$ 5.161,00, na 12ª colocação, entre os 20 municípios que fazem parte do levantamento mensal. A média nacional do m2 no último mês de 2014 foi de R$ 7.537,00.

De acordo com o Índice FipeZap, a valorização dos imóveis pelo País caiu praticamente pela metade. Enquanto em 2013 o preço médio do metro quadrado no país subiu 13,74%, no ano passado o aumento foi de apenas 6,7% - menor valorização anual desde o início da série histórica do índice ampliado, que começou em julho de 2012.

Os preços dos imóveis encerraram 2014 com alta acima da inflação estimada para o ano em 13 cidades que fazem parte do Índice FipeZap, dentre elas Campinas. Com aumento superior à inflação estimada para o período, é possível dizer que em  Goiânia, Vitória, Campinas, Niteroi, Vila Velha, Belo Horizonte, Fortaleza, São Bernardo do Campo, Santo André, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife os imóveis registraram aumento real de preço. 

Por outro lado, em dezembro, 16 cidades registraram aumento de preço abaixo da inflação esperada para o mês, de 0,75%. ou seja, tiveram queda real no preço dos imóveis.

O indicador elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o site de classificados Zap Imóveis, acompanha os preços do metro quadrado dos imóveis usados anunciados na internet, que totalizam mais de 290 mil unidades por mês.

Além disso, são buscados também dados em outras fontes de anúncios online. A Fipe faz a ponderação dos dados utilizando a renda dos domicílios, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Nenhum comentário:

Postar um comentário