O marketing
digital é o assunto do momento. O motivo? As pessoas se relacionam e consomem
cada vez mais por meio da internet. Só no Brasil, o acesso à rede já cobre 50%
das pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
sendo que 86% dos brasileiros já realizaram compras desta forma. Estar presente
na internet é, portanto, sinônimo de estar em contato com esse vasto e
crescente público.
Nesse cenário, não
é preciso dizer que o marketing digital assume um papel determinante para a
comunicação de qualquer empresa, certo? E-mail marketing, mídias sociais,
blogs, enfim, os inúmeros canais favorecem a integração com esse público, que
possui um perfil totalmente diferenciado. Novas ambições e padrões de qualidade
influenciam diretamente o trabalho do comunicador e o papel das novas mídias.
Geração de
leads: a base do relacionamento
Com o crescente
uso do marketing digital, um termo que voltou a ganhar destaque é a geração de
leads. Isso porque na web é fundamental criar uma base de contatos sólida para
iniciar qualquer tipo de ação.
Basicamente, os
leads são possíveis clientes que mostram os primeiros sinais de que querem se
relacionar com a sua empresa, fornecendo informações importantes como e-mail,
telefone, emprego, entre outras, através do preenchimento de algum formulário,
seja para assinar a newsletter ou baixar um material rico.
Na maioria dos
casos, os leads fornecem dados valiosos a respeito do seu perfil, que podem ser
utilizadas estrategicamente pela equipe de comunicação para estabelecer o
relacionamento.
Mensuração:
otimizando o trabalho da comunicação
Outro aspecto fundamental
das mídias digitais é o fato de que a mensuração é facilmente aplicada,
principalmente por meio de softwares especializados para a tarefa. Desta forma,
as equipes terão uma noção mais exata sobre os seus resultados, podendo mudar
facilmente de rumo caso estejam no caminho errado.
Existem vários
indicadores, inclusive, que são facilmente identificados (como o número de
inscritos em uma página no Facebook, por exemplo). Em outras palavras, a
comunicação ganha mais dinamismo, que também é muito facilitada pela
versatilidade dos canais de comunicação (mídias sociais, e-mail marketing,
dentre outros).
Sustentabilidade:
aplicação racional de recursos
O marketing
digital proporciona uma imensa redução de custos, acompanhado pelo aumento do
Retorno Sobre o Investimento (ROI). Isso porque na maioria dos canais é
possível definir uma estratégia de acordo com o propósito da ação, modelando a
estratégia de acordo com as suas ambições.
Você pode, por
exemplo, optar por enviar uma campanha para determinado perfil de público,
segmentando a sua lista de leads de acordo com características específicas.
Fazendo com que suas estratégias sejam mais acertadas e aprimoradas cada vez
que mensura seus resultados.
Presença: o
novo perfil de público
Por fim, é
importante lembrar que é cada vez mais importante estar presente no mundo
digital para conseguir atingir o seu público. A crescente utilização de
smartphones, por exemplo, apenas reforça esse argumento, já que atualmente seu
consumidor pode ser atingido em qualquer lugar e a qualquer momento.
É fundamental
então, trabalhar sua comunicação constantemente no universo digital, fornecendo
as informações necessárias para orientar, cativar e “evangelizar” cada vez mais
os consumidores!
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