segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL EM SUA COMUNICAÇÃO


O marketing digital é o assunto do momento. O motivo? As pessoas se relacionam e consomem cada vez mais por meio da internet. Só no Brasil, o acesso à rede já cobre 50% das pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que 86% dos brasileiros já realizaram compras desta forma. Estar presente na internet é, portanto, sinônimo de estar em contato com esse vasto e crescente público.

Nesse cenário, não é preciso dizer que o marketing digital assume um papel determinante para a comunicação de qualquer empresa, certo? E-mail marketing, mídias sociais, blogs, enfim, os inúmeros canais favorecem a integração com esse público, que possui um perfil totalmente diferenciado. Novas ambições e padrões de qualidade influenciam diretamente o trabalho do comunicador e o papel das novas mídias.

Geração de leads: a base do relacionamento
Com o crescente uso do marketing digital, um termo que voltou a ganhar destaque é a geração de leads. Isso porque na web é fundamental criar uma base de contatos sólida para iniciar qualquer tipo de ação. 

Basicamente, os leads são possíveis clientes que mostram os primeiros sinais de que querem se relacionar com a sua empresa, fornecendo informações importantes como e-mail, telefone, emprego, entre outras, através do preenchimento de algum formulário, seja para assinar a newsletter ou baixar um material rico.

Na maioria dos casos, os leads fornecem dados valiosos a respeito do seu perfil, que podem ser utilizadas estrategicamente pela equipe de comunicação para estabelecer o relacionamento.


Mensuração: otimizando o trabalho da comunicação
Outro aspecto fundamental das mídias digitais é o fato de que a mensuração é facilmente aplicada, principalmente por meio de softwares especializados para a tarefa. Desta forma, as equipes terão uma noção mais exata sobre os seus resultados, podendo mudar facilmente de rumo caso estejam no caminho errado. 

Existem vários indicadores, inclusive, que são facilmente identificados (como o número de inscritos em uma página no Facebook, por exemplo). Em outras palavras, a comunicação ganha mais dinamismo, que também é muito facilitada pela versatilidade dos canais de comunicação (mídias sociais, e-mail marketing, dentre outros).


Sustentabilidade: aplicação racional de recursos
O marketing digital proporciona uma imensa redução de custos, acompanhado pelo aumento do Retorno Sobre o Investimento (ROI). Isso porque na maioria dos canais é possível definir uma estratégia de acordo com o propósito da ação, modelando a estratégia de acordo com as suas ambições. 

Você pode, por exemplo, optar por enviar uma campanha para determinado perfil de público, segmentando a sua lista de leads de acordo com características específicas. Fazendo com que suas estratégias sejam mais acertadas e aprimoradas cada vez que mensura seus resultados.


Presença: o novo perfil de público
Por fim, é importante lembrar que é cada vez mais importante estar presente no mundo digital para conseguir atingir o seu público. A crescente utilização de smartphones, por exemplo, apenas reforça esse argumento, já que atualmente seu consumidor pode ser atingido em qualquer lugar e a qualquer momento. 

É fundamental então, trabalhar sua comunicação constantemente no universo digital, fornecendo as informações necessárias para orientar, cativar e “evangelizar” cada vez mais os consumidores!


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