Puxada pelo setor da construção civil, que apresentou o pior desempenho por segmento, a cidade de Campinas fechou o ano de 2014 como a 10ª cidade do Brasil que mais perderam postos de trabalho. Segundo levantamento feito Ministério do Trabalho e Emprego, no ano passado a cidade sede da Região Metropolitana de Campinas (RMC) perdeu 4.425 postos de trabalho. Dos sete segmentos da economia, quatro apresentaram resultados negativos no acumulado de doze meses.
O setor da construção civil, um dos mais importantes dentro do Produto Interno Bruto (PIB), foi o que teve pior desempenho em 2014, com o fechamento de 2.157 vagas. Serviços Industriais de Utilidade Pública foi o segundo pior segmento, com um saldo negativo de 94 vagas, seguido por Agropecuária (-80) e Extração Mineral (-10).
Na ponta oposta, o Comércio da cidade continua mostrando fôlego, mesmo que de forma tímida. O segmento encerrou o ano com um saldo positivo de 503 contratações, seguido por Indústria (369) e Administração Pública (10 postos abertos).
A primeira cidade no ranking dos maiores perdedores de emprego em 2014 foi Ipojuca, no Pernambuco, onde o saldo foi de 22 mil vagas fechadas.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, desde 1998 o mercado de trabalho brasileiro não tinha visto um ano tão negativo quanto 2014. Ao todo, foram criadas apenas 396 mil novos postos de trabalho no País entre janeiro e dezembro do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário