Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Google+, Pinterest, blogs… No cenário
atual, é indiscutível a influência dos canais virtuais de comunicação social.
Para se ter uma ideia, aqui no Brasil, as pessoas passam, em média, oito horas
por mês conectadas às redes sociais.
Com tanta gente online diariamente e por longos
períodos, os consumidores estão cada vez mais antenados e atentos às novidades
e também aos deslizes, principalmente das grandes empresas.
Por conta disso, muitas companhias perceberam a
necessidade de também fazer parte dessas redes, por diversos motivos, para
estreitar o relacionamento e interagir com seus clientes e consumidores.
Qual a importância das mídias sociais para a sua empresa?
Poder ouvir o cliente
Aproximar clientes e empresas: essa é uma das
principais vantagens das mídias sociais. Com um número cada vez maior de
pessoas conectadas em toda parte do mundo, interagir com clientes e
consumidores se faz necessário.
Dar voz aos seguidores e ouvir suas opiniões,
críticas e sugestões, estreita o vínculo entre as duas pontas do mercado, o que
é extremamente importante para qualquer tipo de negócio, desde a loja do bairro
até as maiores companhias do mundo.
Captar e fidelizar clientes
Essa interação tem como objetivo criar
“engajamento” – a expressão do momento. Ou seja, estabelecer um relacionamento
com seus clientes é essencial para criar envolvimento, intimidade e influenciar
seus seguidores positivamente com relação à sua empresa, marca ou produto.
Com isso, e com uma boa estratégia com base em seus
objetivos e seu público-alvo, manter consumidores e adeptos e, principalmente,
fidelizar novos clientes, torna-se uma tarefa mais simples, desde que executada
de maneira correta.
Contornar situações adversas
Você já imaginou perder um trabalho de anos e a boa
imagem de sua empresa por conta de um boato virtual, por um deslize ou por
tratar de maneira inadequada seus clientes?
A linha entre o “engajamento” e o “desprezo” social
é bastante tênue neste ponto. Com a velocidade das informações e a interação
entre os usuários, o sucesso e o fracasso de uma campanha caminham bem
próximos.
Por conta disso, as mídias sociais precisam ser
bastante atuantes, pois também são importantes para transmitir informações,
tirar dúvidas, evitar boatos e falar com seu “target”.
Divulgar campanhas e produtos
Outro bom motivo para colocar sua empresa nas redes
sociais é a disseminação rápida de qualquer tipo de informação. Uma campanha
bem elaborada, em questão de minutos pode criar um grande envolvimento por
parte de seus clientes e demais usuários.
Visitas à página, curtidas em posts e
compartilhamentos são métricas que precisam ser corriqueiramente analisadas
para mensurar o engajamento de seu público-alvo e, assim, manter ou repensar
suas estratégias midiáticas.
Promoções
Assim como as campanhas de novos produtos, as promoções, além de alavancar suas vendas, também são um excelente método para atrair novos clientes. “Clique aqui para participar” ou “Clique aqui e ganhe descontos” podem resultar em novas curtidas em pouco tempo.
Assim como as campanhas de novos produtos, as promoções, além de alavancar suas vendas, também são um excelente método para atrair novos clientes. “Clique aqui para participar” ou “Clique aqui e ganhe descontos” podem resultar em novas curtidas em pouco tempo.
Mas saiba que você precisará fazer muito mais do
que isso para fidelizar seus clientes e fazê-los frequentadores assíduos de sua
página ou participantes de suas campanhas, mas, principalmente, clientes que
compram ou consomem seus produtos com regularidade e os divulgam para amigos.
Apesar de extremamente importante entrar no mundo
das mídias sociais para divulgar sua empresa, captar e fidelizar clientes,
interagir com seus consumidores e aumentar suas vendas, essa empreitada é mais
complexa do que parece.
Uma boa estratégia, com base em seus objetivos e
público-alvo, é vital. Criar conteúdo, campanhas e promoções interessantes,
também são essenciais para ganhar visibilidade.
Se ainda não tem esta estratégica de comunicação em sua empresa, faça-nos uma consulta. A Comunicação Estratégica Campinas atende diversos clientes neste segmento, como: Joe & Leo´s Campinas, Churrascaria do Una, Churrascaria Karninha, Residencial Ipiranga. Entre em contato pelo e-mail marcelo.francisco.oliveira@uol.com.br)
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