A Goodyear vai investir 2,27 milhões de euros em projetos para melhorar o uso dos recursos hídricos em sua fábrica de Americana. O objetivo da iniciativa é aprimorar o balanço hídrico da fábrica, por meio de melhorias que permitam não só maximizar o reuso, mas também o uso eficiente da água nos processos industriais e administrativos, de maneira a reduzir o consumo na unidade.
As obras incluirão a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com capacidade para tratar 100% da água, composta por tanques (equalização, aeração, decantação, cloração, flotação, coagulação, lodo, produtos químicos, clarificador, pressurizador e transferência), além de sopradores de ar, centrífuga, filtro de prensa para lodo ativo, bombas e infraestrutura. O projeto também prevê a instalação de sistema de reuso de água das linhas de extrusoras (tanques de captação, bombas e infraestrutura para interligação com a ETA) e ainda sistema de osmose reversa, para gerar vapor por meio de água reutilizada.
Segundo Sylas Denucci, diretor de Manufatura da Goodyear do Brasil, os investimentos são fundamentais para a fábrica de Americana, pois permitirão o uso mais racional da água em todos os processos. “O Brasil está vivendo um momento divisor de águas na busca pelo uso inteligente dos recursos hídricos. Com este projeto, vamos economizar o equivalente ao consumo de 13 mil pessoas por dia”, completa o executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário