terça-feira, 17 de novembro de 2015

Região De Campinas tem oito cidades entre as 100 melhores para investir em negócios no Brasil

Quem está mapeando locais para investir em um negócio deve ficar atento a um estudo que acaba de ser divulgado pela consultoria Urban Systems para a Revista Exame. Após analisar 30 indicadores, que vão de educação, finanças, infraestrutura, dentre outros, foi elaborado o ranking das melhores cidades para investir em negócios no Brasil. Entre as 100 primeiras colocadas, com mais de 100 mil habitantes, oito delas estão localizadas na região. Campinas é a primeira da lista e a 9ª colocada no País. Jundiaí ocupa a 14ª posição, seguida de Indaiatuba (19ª), Valinhos (21ª), Hortolândia (22ª), Americana (47ª), Piracicaba (58ª) e Itatiba (95ª).

Campinas, apesar da 9ª colocação, se destaca no quesito Infraestrurua, no qual aparece na liderança. (ver matéria abaixo). O estudo também analisou as cidades com população entre 50 e 100 mil habitantes. Nesta categoria, outras duas cidades da região figuram nas duas primeiras colocações: Vinhedo e Paulínia (ver matéria abaixo).


Infraestrutura de primeiro mundo coloca Campinas no topo da categoria
Não é novidade que Campinas possui uma das melhores infraestruturas de transportes do Brasil, dotada de boas rodovias, um aeroporto internacional e uma malha ferroviária mantida pela iniciativa privada. Estes atributos foram confirmados pela pesquisa da Urban Systems, que colocaram a cidade sede da Região Metropolitana (RMC) em primeiro lugar no Brasil, com uma nota total de 4,02 pontos de 6 possíveis. Guarulhos, a segunda colocada, obteve nota de 3,98, enquanto que São Paulo tirou 3,91.

Entre os principais destaques de Campinas neste item, estão a pavimentação das ruas: 87%, superior a média nacional (80%). No item domicílios com água encanada, Campinas tem 100% de casas com água, diante de uma média nacional de 93%.

Mas o levantamento também trás dois pontos negativos para a cidade. Em roubos por 100 mil habitantes, Campinas registrou 796 ocorrências (a média nacional é de 590). Já a População Economicamente Ativa (PEA) da cidade é de 72%, enquanto a média do Brasil ficou em 78%.

Vinhedo, Paulínia e Jaguariúna entre as 10 melhores cidades com até 100 mil habitantes

Os pequenos municípios da região de Campinas também  são destaques no estudo das melhores cidades para investir em negócios no Brasil. Vinhedo, Paulínia e Jaguariúna, conhecidas por atrair empresas multinacionais, que geram grandes impostos, dominaram o ranking das cidades com população entre 50 e 100 mil habitantes.

De 348 cidades avaliadas, Vinhedo (foto) foi classificada em primeiro lugar, com 15,81 dos 30 pontos possíveis. Paulínia vem no seu encalço, na segunda posição, com 15,46 pontos obtidos. Já Jaguariúna vem na quarta posição, atrás da mineira Nova Lima.

As três cidades da RMC se destacaram por vários motivos. Um deles foi o PIB (Produto Interno Bruto) per capta superior a R$ 78 mil, contra média nacional de R$ 22 mil. As três também apresentaram crescimento anual no número de empresas de 6%, quase o dobro da média nacional (3,8%).



Nenhum comentário:

Postar um comentário