quarta-feira, 30 de março de 2016

Campinas: 144 dias para abrir uma empresa

Cidade aparece em 23ª no ranking de 32 cidades analisadas pela Endeavor



Abrir uma empresa no Brasil requer tempo e paciência, muita paciência, para superar a burocracia dos órgãos públicos. Esta barreira, incluindo o longo tempo para aprovação dos documentos, inibem o candidato a empreendedor a investir no próprio negócio. Quem está no meio desse processo, vale a pena uma pesquisa para saber quais as cidades brasileiras menos burocráticas. De acordo com um levantamento que acaba de ser publicado pela Endeavor, Campinas aparece em 23º lugar em um ranking de 32 cidades analisadas, com tempo médio de 144 dias.
De acordo com a Endeavor, tendo como base as informações de 2015, o tempo de abertura de uma empresa pode variar muito. Existem pelo país municípios em que este processo leva menos de dois meses como Uberlândia (24 dias) e Belo Horizonte (44 dias). Em outros casos, no entanto, o processo leva quase um ano, como é o caso de Caxias do Sul (RS), com 304 dias. O ranking completo foi publicado pelo portal Exame.Com.
O levantamento do tempo de abertura de uma empresa abrangeu 32 cidades, sendo 22 capitais e 10 cidades do interior. Para selecionar os municípios analisados, a Endeavor considerou os locais com maior presença de empresas de alto crescimento.
Além do tempo de abertura, estão disponíveis dados sobre o tempo de regularização de um imóvel e a taxa de congestionamento dos tribunais locais. Todos esses dados compõem o Índice de Tempo de Processos (quanto maior o índice, melhor o ambiente para o empreendedor).
No caso de Campinas, única cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além do tempo de abertura de um negócio (144 dias), foram levados em conta: Tempo para regularização de imóveis (94 dias), Taxa de congestionamento em tribunais (70%) e Índice de tempo de processos (5.78).

Nenhum comentário:

Postar um comentário