Até o início deste ano, era comum o campineiro
se deparar facilmente com uma das marcas da Brasil Kirin estampada em eventos
esportivos e culturais na cidade. No futebol, a cervejaria investiu fortemente
no patrocínio da Ponte Preta. No voleibol, a camisa do time masculino levava o
nome da cervejaria japonesa. No teatro, ela emprestava seu nome para o
auditório do Shopping Iguatemi. Aos poucos, este quadro começa a mudar. Com
forte prejuízo e amargando quedas nas vendas, a subsidiária brasileira decidiu
pisar no freio e cortar substancialmente seus investimentos na sede da Região
Metropolitana de Campinas (RMC).
No esporte, a empresa com sede em Itu,
reduziu seus investimentos no time de vôlei masculino, vice campeão nacional na
última temporada. Para manter o clube em atividade, o orçamento será bancado
com o auxílio de outras duas empresas. Outro patrocínio mantido pela cervejaria
é o da Ponte Preta, cujo valor até o momento está mantido.
Na área cultural, após quase três anos dando
seu nome o teatro instalado no Shopping Iguatemi, a empresa decidiu pela
retirada do patrocínio, cujo valor de investimento mensal não é divulgado.
A suspensão de investimentos em patrocínios
se deve a retração das vendas da companhia, que além de marcas populares e
intermediárias (Devassa) também detém rótulos de cervejas consideradas
premiuns, como Baden Baden e Eisenbhan. Somente neste ano a cervejaria já
registrou queda de 36% a igual período do ano passado. Em 2015, a Brasil Kirin já
havia contabilizado retração de 25,4%. A estimativa da empresa para 2016 é de vendas de tenham queda de 14,8%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário