Cidade
é a única da RMC no ranking das 50 maiores cidades do País
Apesar do quadro recessivo
e da retração de investimentos nos negócios, o consumo na cidade de Campinas em
2015 deverá atingir R$ 31,099 bilhões, contra os R$ 27,477 bilhões do ano
passado. Estes números fazem parte do IPC Maps (Índice Potencial de Consumo), estudo
que acaba de ser divulgado. De acordo com o levantamento, Campinas está na
segunda colocação em todo o Estado, atrás somente da Capital paulista, e em 10º
lugar no ranking nacional, que leva em consideração os 50 maiores municípios em
volume de consumo.
Em
2015, segundo o estudo, o consumo dos brasileiros irá registrar R$ 3,730
trilhões (, apresentando um crescimento de R$ 468 bilhões (cerca de 14,3%
nominais sobre 2014, quando registrou R$ 3,262 trilhões de reais). Campinas, única cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no
quadro das 50 maiores cidades brasileiras em consumo, concentra 0,83381 de participação no mercado
nacional de intenções de compras.
Os
50 maiores municípios brasileiros responderão por 40,3%, em 2015. No ano
passado, foram 42,6%. No topo do ranking, destacam-se os mercados de São Paulo,
Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Porto Alegre,
Fortaleza, Goiânia e Campinas.
Através
do IPC Maps é possível detectar tanto o perfil dos consumidores por classes
sociais até onde gastam seu dinheiro. Os itens básicos lideram o consumo, como
manutenção do lar 26,7% (incorporam despesas com aluguéis, impostos,
luz-água-gás); alimentação 17,1% sendo 11,9% no domicílio e 5,2% fora dele e
1,2% com bebidas ; transportes 7,5%, sendo 4,7% com veículo próprio e
transporte urbano 2,8%; saúde, medicamentos, higiene pessoal e limpeza 7,1%;
vestuário e calçados 4,6%; materiais de construção 4,4%;, seguidos de recreação
e viagens 3,2%; eletrônicos-equipamentos 2,3%; educação 2,2%; móveis e artigos
do lar 1,9% e fumo 0,6%.
No
estudo deste ano, o viés do consumidor indica que a sociedade brasileira
contará com 204,5 milhões de pessoas, sendo 173,2 milhões na área urbana. É de
se destacar que a faixa etária economicamente ativa, dos 18 aos 59 anos,
representa 70% da população, com um universo de 121,5 milhões de pessoas.
Aqueles que estão na faixa dos 60 ou mais já somam 23,9 milhões (ou 12%). Os
jovens e adolescentes dos 10 aos 17 anos chegam a 27,2 milhões (ou 13,3%). Já a
população infantil, de 0 a 9 anos, compreende 30,5 milhões, ou sejam 15% da
população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário