segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Jundiaí receberá primeira fábrica de equipamento para radioterapia da América Latina



A Varian Medical Systems, empresa norte-americana fabricante de equipamentos médicos, vai instalar em Jundiaí sua primeira planta na América Latina. A unidade vai produzir equipamentos de radioterapia que serão comprados pelo Ministério da Saúde para utilização em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), além de abrigar um centro de treinamento e capacitação. Esta é a 7° fábrica de aceleradores lineares no mundo.

A fábrica ocupará uma área de 17,5 mil metros quadrados. Para a empresa, era importante instalar sua sede em algum município na região entre Jundiaí e Campinas para que tivesse fácil acesso a aeroportos internacionais, rodovias e ao Porto de Santos. A proximidade a centros de pesquisa e de tratamento de câncer também influenciou na decisão.

A decisão de vir para o Brasil foi tomada após a Varian ter ganhado uma licitação do Ministério da Saúde em 2013. No acordo, o Governo Federal se responsabiliza a investir R$ 500 milhões na compra de 80 aceleradores lineares da empresa que serão entregues até 2018, quando a fábrica começa a funcionar.

Está prevista ainda a instalação de um centro de treinamento para profissionais da saúde em toda a América Latina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário